top of page

"Odisseia das Pequenas Coisas"

Esta série de três livros é composta pelos títulos: 

#1"Onde Cantam os Grilos" (2017)

#2 "O Que Dizer das Flores (2021)

#3 "Quantos Ventos na Terra (2023)

A triologia tem como universo o mesmo espaço rural e algumas das personagens são comuns, no entanto todos os livros podem ser lidos individualmente e sem uma ordem específica. Para uma experiência de leitura mais enriquecedora destas histórias, recomendo a leitura pela ordem de publicação.

Onde_Cantam_Grilos_real_CMYK.jpg

“Como é tradição nas boas histórias de aventura, também esta começa numa noite de chuva, com uma caça ao tesouro.”

 

Cuca, a menina albina que acredita nos segredos de fantasmas de homens mortos, arrasta o Bando dos Canaviais para uma inesperada aventura de caça ao tesouro.

Quando também os adultos deslumbrados e cheios de certezas se lançam na corrida ao ouro, uma pequena vila é devastada pelos seus sonhos tornados realidade.

 

Esta vila, talvez já a conheçam, chamada de Mont-o-Ver, e quem sabe, até ouviram falar de alguns dos seus pequenos vilões.

Zé Mau, Sucata, Mata-Mata, Tico, Badé, Chica, Estrela, Barbicha e os irmãos Marcolino, eles são o Bando dos Canaviais, essas crianças improváveis que caberá a cada um de vós julgar.

Screenshot 2023-01-14 at 16.18.32.png

Bem-vindo a Mont-o-Ver!

Português que se ponha a caminho da montanha, no inverno, ou da praia, no verão, é certo passar por esta planície de canaviais; mais certo ainda, nem dar por ela. A velha linha férrea passa-lhe ao lado e os comboios já nem sequer abrandam por aqui. Em tanto espaço igual, esta é paisagem fácil de se perder.

Pois permitam que vos apresente os ilustres da vila.

O padre Elias Froes, o homem santo que tem por hábito gastar tempo a pensar no mundo, raramente em si próprio. Guarda segredos que mais ninguém sabe.

Catalina Barbosa, aventureira e contestatária. Menina bem-comportada apenas aos domingos, quando a avó a amordaça dentro de um vestido bonito para ir à missa.

Rosa Duque, a mulher que, em tempos, teve tudo para ser feliz. Foi vencida por um coração partido e resgatada por uma flor.

Zé Mau, o terror na vida das crianças. Os irmãos Mondego, os vilões nas histórias dos adultos.

Este vilarejo pode até ser pequeno e parado, mas está cheio de gente atrapalhada com muita vida para esconder.
Descubram comigo o que aconteceu, afinal, na noite do grande incêndio de há uma década e quem são os verdadeiros heróis desta nossa história pitoresca, temperada com os habituais mal-entendidos.

Bem-vindo a Mont-o-Ver! 

Capa O Que Dizer Flores.png

Ainda bebé, Formiga foi deixado num cesto nos degraus da casa da Herdade do Lago.


O mistério da sua chegada é apenas mais um na longa história da herdade e das várias gerações dos Vaz, que a assombra de lendas e maldições: uma fonte inesgotável de mistérios fascinantes para a imaginação do rapazinho cabeça de vento.
 

Deslumbrado pela vida da família que venera de forma atrapalhada, Formiga corre e trepa a árvores, encolhe-se, faz-se invisível, inventa um pouco de tudo para conseguir acompanhar conversas, descobrir mais um segredo.
Mas o último segredo que ele descobre revela-se demasiado grande para a curiosidade bem-intencionada de uma criança, e um erro seu acaba por destruir o único mundo que conhece e pôr fim à sua infância.

 

Mais de vinte anos depois, Formiga regressa à Herdade do Lago e escreve para um leitor invisível, relembrando tudo o que foi e que não deveria ter sido.
Uma história doce contada pela voz de um adulto que fala pela criança que foi um dia. 

** Finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz 2019​ **

Onde_Cantam_Grilos_real_CMYK.jpg

Oferta Exclusiva Bookgang

Na compra dos três livros da série

"Odisseia das Pequenas Coisas" na livraria do Bookgang, receberás de oferta este dreamcatcher.

bottom of page