Ainda bebé, Formiga foi deixado nos degraus da Herdade do Lago. O mistério da sua chegada é apenas mais um na longa história da herdade e das várias gerações da família Vaz. Criado entre lendas, segredos e maldições que atravessam o tempo pela memória do povo, cresce deslumbrado por aquela família que nunca chega a ser a sua, e que venera de forma atrapalhada.
Formiga corre, trepa às árvores, escuta às escondidas, procura segredos, inventa um pouco de tudo para tentar perceber o que não entende. Até que, um dia, descobre um segredo que se revela demasiado grande para a curiosidade bem-intencionada de uma criança cabeça de vento, e um erro seu destrói o único mundo que conhece, pondo fim à sua infância.
Vinte anos depois, Formiga escreve. Para lembrar. Para confessar. Para se tentar perdoar.
​
** Finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz **

Edição Especial
Esta Edição Especial do "Onde Cantam os Grilos" inclui um capítulo extra inédito no qual é revelado o mistério:
como é que o Formiga chegou à Herdade do Lago?
​
Procura na tua livraria um exemplar com o selo "EDIÇÃO ESPECIAL"
Ouve o Prólogo
Conhece o Formiga pela minha voz.
​
Os livros,
tal como as pessoas, têm uma biografia e ela também merece ser contada.
Os livros têm uma história secreta.
Refiro-me à história por detrás da história, aquela que, apesar de não ficar imortalizada em tinta e papel, permitiu que um livro passasse de um sonho a uma realidade.
​
Neste episódio especial do PALAVRA podcast, partilho a biografia do "Onde Cantam os Grilos", e convido os meus leitores a descobrir o passado deste livro que mudou a minha vida.