top of page
  • Writer's pictureMaria ISAAC

Calendário do Advento Literário

Dezembro está à porta e eu já comecei os preparativos para o mês das festividades.


Não só caminhamos a passo e passo para o Natal como também é o aniversário aqui do podcast.


Para comemorar, convidei os amigos para se juntarem à festa, os amigos convidaram outros amigos e ainda me aventurei a um ou outro convite mais audaz para aquele escritor que sempre quis conhecer e com o qual nunca tive a sorte de me cruzar.


O resultado: um calendário do advento literário, cheio de escritores portugueses contemporâneos que todos temos de conhecer e com livros que ninguém deve perder.


Neste episódio do podcast vou contar-te tudo, ou melhor, quase tudo, sobre o que está prestes a chegar.


Bem-vindo!


***


Pois é, já estamos em contagem decrescente para dezembro, o grande mês das festividades e dos excessos. Pois bem, eu sou uma moça que acredita nas tradições e por isso estou a preparar-me há um mês para isto!


Se acompanhas aqui o podcast desde o início, talvez te lembres que a minha estreia foi em… exato dezembro do ano fatídico de 2020!

Todos presos em casa com tempo de sobra e eu disse para mim mesma: Maria Isaac é agora ou nunca! Se não começas o podcast que andas a pensar fazer há milénios, nunca vai acontecer.

Pois aconteceu e vamos lá celebrar o segundo aniversário!


Tenho então tooooodo um mês de festividades e, para comemorar, o que fazer?

Misturei tudo na Bimby, aniversário e Natal, e saiu uma coisa melhor do que sopa!


O resultado: um calendário do advento literário, cheio de escritores portugueses contemporâneos que todos, sejam leitores-ocasionais ou leitores-compulsivos, tem de conhecer, e com livros que não devemos perder.


Esta é a parte em que vos conto “quase” tudo, porque naturalmente não posso revelar os nomes dos escritores que se vão juntar aqui ao podcast no próximo mês.

O que sim posso dizer-vos é que em cada episódio vou falar-vos sobre um autor e um livro em específico, escolhido por ele (ou por ela) e que vais depois poder ouvir um trecho desse livro lido pelo próprio autor, sim, é verdade, vais poder ouvir um bocadinho de, talvez um livro favorito, talvez aquele que andas para ler há muito tempo, talvez um que nem conhecias na voz de quem criou essa história e escreveu cada uma das suas palavras.

Um bónus para quem tem um perfil no instagram é que também vai poder vê-los porque vou publicar pequenos vídeos com o início da leitura.


Ai que estou aqui num xitex para vos mostrar tudo porque já comecei a receber os vídeos e é tão bom vê-los e ouvi-los.


Mas tu vais ter oportunidade de os descobrir também, um a um, um por dia, todos os dias do calendário do advento.

A começar já no dia 01 à meia-noite (porque a meia-noite é mística de natal e vou programar a publicação de todos os episódios para essa hora) e vai terminar na véspera de natal, 24.


Garanto-te que há pelo menos um escritor favorito teu neste calendário do advento! Porque é uma lista fantástica, em que um dos meus principais objetivos quando a estava a organizar foi garantir que era o mais diversificada possível. Ou seja, estão incluídos desde escritores muito experientes e conceituados a escritores que acabaram de publicar o seu primeiro livro, que escrevem romance, thrillers, distopias, fantasia, não-ficção, há para todos os gostos.


No entanto, uma vez que só temos 24 dias e muito mais escritores contemporâneos portugueses que eu gostaria muito de poder ter comigo aqui no podcast, convido-te desde já a ti para desafiares os teus escritores portugueses favoritos a fazerem uma publicação própria e a partilhar este natal a leitura de um trecho do seu livro. Vamos fazer estes escritores todos sair da casca e inundar a internet de histórias escritas em português, porque o português está na moda!

Se sentires alguma hesitação na resposta de algum escritor, não te preocupes, porque quem sabe ele talvez já esteja aqui no calendário do podcast.


Mal posso esperar por dezembro, para começar a partilhar contigo estes escritores maravilhosos e os seus livros incríveis.


Que comecem as festividades!


Não esqueças que durante todo o mês de dezembro, à meia-noite, há um novo episódio… com um escritor que tens de conhecer e um livro que não podes perder.


Comments


bottom of page